Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36143

Comparte esta pagina

Título : Sensoriamento remoto aplicado ao monitoramento de reservatório no semiárido do nordeste: Poço da Cruz, Pernambuco
Autor : COSTA, Fábio Araújo da
Palabras clave : Altimetria por radar; Imagens; Satélites; Reservatório Poço da Cruz
Fecha de publicación : 8-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Fábio Araújo da. Sensoriamento remoto aplicado ao monitoramento de reservatório no semiárido do nordeste: Poço da Cruz, Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A informação de quantidade de água disponível em rios e reservatórios é fundamental para gestão dos recursos hídricos. No caso da região semiárida, onde há grande volume de água armazenado em reservatórios, é muito importante que a relação entre o nível da água e esses volumes armazenados esteja atualizada. O presente trabalho avaliou a metodologia de utilizar o sensoriamento remoto com uso de imagens captadas por satélites (LANDSAT 05 e 08) e informações de radares altimétricos embarcados em satélites (ENVISAT, SARAL e Sentinel – 3A) para gerar a curva cota x área x volume do açude Poço da Cruz, localizado no semiárido do Estado de Pernambuco. Foram realizadas comparações entre os volumes fornecidos pelo processamento das imagens com os obtidos por empresa de topografia em levantamento de campo. Também foi comparada a série de dados altimétricos por satélite com a série do posto de monitoramento dos níveis instalado no reservatório. Os resultados apontaram não haver diferenças significativas entre os volumes obtidos com o processamento das imagens e os registrados pela CAV em levantamento de campo. Quanto à série altimétrica, houve desvios aproximados, quando comparados aos níveis medidos pelas réguas: para o ENVISAT, rmse de 0,15 m; para o SARAL, rmse de 0,16 m; e para o Sentinel-3A, rmse de 0,25 m. Vale salientar que os dados adquiridos pelos satélites acompanharam o regime de variação do nível do reservatório registrados in situ.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36143
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fábio Araújo da Costa.pdf4,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons